Telecentro de Ilhéus já beneficiou cerca de 170 profissionais de segurança

 

Localizado no anexo do Ginásio de Esportes Herval Soledade, o Telecentro Luzinete Alves Aragon foi fundado em 19 de março de 2010 e desde então oferece cursos de capacitação, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e promove a formação continuada aos agentes de Segurança Pública da região. Os cursos são oferecidos por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública em todo o Brasil e realizados nos mais de 300 telecentros espalhados pelo país.

O Telecentro Luzinete Alves Aragon já realizou 487 matrículas, beneficiando 168 profissionais, o que dá uma média de três cursos por profissional, aproximadamente. O Telecentro participou de oito ciclos, com a disponibilização média de 60 cursos, de 40 a 60 horas, cada.  O tutor máster do telecentro, Robson Magalhães, explica que os ciclos de palestras contaram com a participação de guardas municipais, principalmente do grupamento turístico da GM. “Também foram disponibilizados cursos básicos de inglês e espanhol, e duas palestras sobre saúde ocupacional e sobre a história da cidade, para os novos agentes de trânsito do município”, revelou.

Os agentes de trânsito participaram também de curso de Educação para o trânsito e de Identificação veicular e de curso de formação, promovido pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia. Já o curso de libras também foi introduzido na grade oferecida pelo Telecentro. “Todos os cursos são voltados para a parte operacional, oferecendo ao profissional da área de segurança pública embasamento, inclusive, jurídico para lhe dar com determinadas situações, como os cursos de Busca e Apreensão, Preservação do Local do Crime, Uso Progressivo da Força, Crimes Ambientais, além de ofertar de dar maior embasamento teórico”, explicou o secretário da Segurança, Transportes e Trânsito, Clóvis Cunha.

O Telecentro tem como principal objetivo ofertar aos agentes de Segurança Pública da região cursos de capacitação, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e promover a formação continuada, que é realizada por meio de palestras, cursos presenciais e demais atividades. No Brasil existem mais de 300 unidades de Telecentro, todos os vinculados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Ilhéus, o Telecentro é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Trânsito.